Concurso: Melhores Cardápios da Alimentação Escolar

28/11/2016 01:48

Na próxima semana, nos dias 06 e 07 de dezembro, sob coordenação da Profª e Supervisora do Laboratório Francilene Graciele Kunradi Vieiraserá realizado no Laboratório de Técnica Dietética a primeira edição do Concurso “Melhores Cardápios da Alimentação Escolar, que consiste na eleição, divulgação e premiação de Cardápios da Alimentação Escolar planejados e executados pelos alunos regularmente matriculados na Disciplina Cálculo e Análise de Dietas para Coletividades da Universidade Federal de Santa Catarina no semestre 2016-2.

Os objetivos deste concurso são valorizar e incentivar a participação dos alunos do curso de Graduação em Nutrição, futuros nutricionistas, a vivenciarem e refletirem sobre a atuação do profissional na promoção da alimentação escolar saudável através do planejamento e execução prática de cardápios, e fornecer ao Departamento de Alimentação Escolar (DEPAE) do Município de Florianópolis opções de cardápios para as Unidades Educativas do município.

Melhores Cardapios

 

Cada equipe deverá planejar três dias de cardápio para estudantes do ensino fundamental (escolares de 6 a 10 anos) sem restrições alimentares e três dias de cardápio para estudantes do ensino fundamental (escolares de 6 a 10 anos) com necessidades alimentares especiais (intolerância ao glúten) com atendimento parcial onde são oferecidas duas refeições diárias (atender no mínimo 30% das necessidades diárias específicas para a idade), sendo uma refeição principal (almoço) e um lanche (lanche da manhã / lanche da tarde), utilizando gêneros alimentícios básicos (aqueles indispensáveis à promoção de uma alimentação saudável), respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região e na alimentação saudável e adequada.

Cada equipe elegerá internamente duas refeições. Uma delas deverá ser selecionada entre os três dias de cardápio planejado para estudantes do ensino fundamental sem restrições alimentares. A segunda refeição deverá ser selecionada entre os três dias de cardápio planejados para atender necessidades alimentares especiais (intolerância ao glúten). Ambas as refeições selecionadas pela equipe deverão caracterizar-se como lanche contendo obrigatoriamente uma preparação salgada.

Cada equipe terá até 2 (duas) horas para executar as duas refeições, incluindo o pré-preparo, o preparo e o porcionamento. A porção para a degustação e avaliação pela comissão examinadora, deverá possuir, no máximo 50 gramas, sendo necessário a apresentação de uma porção para cada avaliador. Cada equipe terá 5 (cinco) minutos para apresentar, á comissão de avaliação as duas refeições executadas.

As refeições executadas serão avaliadas considerando-se cinco critérios, pontuando-os de 5 (cinco) a 10 (dez), sendo 5 (cinco) a menor pontuação e 10 (dez) a maior pontuação:

  • Viabilidade no PNAE: possibilidade de replicação das refeições no contexto da Alimentação Escolar (uso exclusivo de alimentos disponíveis na Pauta de Alimentos do DEPAE de Florianópolis);
  • Valorização dos hábitos locais: utilização de alimentos regionais e produtos da agricultura familiar;
  • Análise sensorial (sabor e apresentação);
  • Atendimento ás recomendações do PNAE (valor nutricional);
  • Criatividade: inovação e originalidade;

Cronograma do Concurso

Datas Etapa Local
16/11 Lançamento do Concurso CCS: Sala 922 e Lab. Informática
22 e 23/11 Planejamento de cardápios da Alimentação Escolar Laboratório de Informática
29 e 30/11 Execução de Preparações e refeições da Alimentação escolar atualmente presentes nos cardápios das unidades educativas do município de Florianópolis Laboratório de Técnica Dietética
01/12 Até as 12h: Entrega via moodle das receitas, fichas técnicas e lista de compras das refeições selecionadas para execução no LTD Atividade Via Moodle
06 e 07/12 Execução prática e apresentação dos cardápios planejados para a  Alimentação escolar Laboratório de Técnica Dietética

 

 

 

Tags: alimentação escolardepaemelhores cardapios da alimentação escolar